Toxina botulínica na odontologia

Profilaxia: saiba como realizar uma limpeza profissional nos seus dentes
23/03/2018
Harmonização orofacial
Harmonização orofacial
05/06/2018
toxina botulínica

botoxNa corrida contra o tempo, homens e mulheres buscam fórmulas para aparentar menos idade, aumentando sua autoestima e bem estar. Entre cirurgias plásticas e métodos menos invasivos está o uso da toxina botulínica. Essa é uma substância biológica de natureza proteica que age na capacidade de contração muscular, aliviando rugas e melhorando o contorno facial. Em outras palavras, ela permite o relaxamento dos músculos faciais, reduzindo a contração de músculos que causam rugas e marcas de expressão.

Os efeitos da aplicação podem durar de seis meses a um ano e o procedimento é realizado com agulhas bastante finas. A duração das sessões varia conforme o acordo entre o profissional especializado e o paciente. Umas das áreas mais comuns para aplicação da toxina são pescoço, região da testa e ao redor de olhos e boca.

 
 

Como a toxina botulínica é utilizada na odontologia?

Apesar desta toxina ser mais conhecida por sua aplicação estética, seu uso na odontologia tem se tornado cada vez mais comum. Isso ocorre porque a toxina botulínica atua na harmonização da face, diminui dores e relaxa os músculos faciais.

A harmonização facial está relacionada à concordância de dentes, gengivas e lábios. Em alguns casos, o paciente percebe que o sorriso não está de acordo com o restante do rosto após concluir o tratamento odontológico. Nesse momento o dentista especializado pode fazer uso deste método como suplemento dos procedimentos estéticos.

 

Quais são suas indicações?

De maneira geral, a aplicação da toxina botulínica é indicada para aprimorar os resultados dos procedimentos odontológicos. A articulação temporomandibular, ou ATM, é responsável pelos movimentos da boca, como mastigação, deglutição e fala. Caso ocorra alguma falha nesta articulação, o paciente pode desenvolver a disfunção temporomandibular. Ela é diagnosticada pelo dentista e pode ser tratada com toxina botulínica. Ao relaxar a musculatura da região, a toxina ajuda na diminuição das dores locais e outras consequentes do distúrbio.

Em casos de sorriso gengival, a toxina botulínica possibilita o relaxamento dos lábios, escondendo o excesso de gengiva durante o sorriso. Devido ao prazo de duração de seus efeitos, a toxina botulínica é utilizada no tratamento temporário do sorriso gengival.

bruxismoO bruxismo, ou ranger involuntário dos dentes, ocorre mais comumente durante o sono e causa atrito entre eles e desgaste dos mesmos. A aplicação da toxina botulínica na musculatura facial diminui essas contrações automáticas, melhorando a qualidade de sono do paciente. Também podem ser utilizadas placas noturnas que impedem o contato entre os dentes.

O tratamento de rugas estáticas, como o bigode chinês, requer o preenchimento com ácido hialurônico. Este, ao invés de relaxar a musculatura, é responsável por preencher regiões com volume reduzido devido à idade. Por ser um procedimento simples, causa pouca dor. Seus resultados podem durar até um ano e é necessária reaplicação após este período.

As rugas dinâmicas surgem com o movimento dos músculos faciais, gerando tensão na pele. Nestes casos, a aplicação da toxina botulínica é ideal, pois, como dito anteriormente, ela reduz a contração destes músculos.

O uso da toxina botulínica deve ser avaliado pelo seu dentista. Existem contra indicações em casos de alergias. Deste modo, é essencial obter um diagnóstico correto aliado a um planejamento individual.