Profilaxia: saiba como realizar uma limpeza profissional nos seus dentes

Mitos e verdades sobre clareamento dental que você precisa saber
13/03/2018
toxina botulínica
Toxina botulínica na odontologia
29/05/2018

Manter os dentes bonitos e saudáveis é mais que uma questão de higiene. Um sorriso bem cuidado aumenta a autoestima e a segurança para se relacionar na vida pessoal e na profissional. A higiene bucal e os hábitos saudáveis devem fazer parte da nossa rotina. O uso de fio dental, escovas de dentes com cerdas macias e pastas de dentes adequadas fazem parte do processo diário. Para uma limpeza completa, devemos realizar a profilaxia em um consultório dentário.

O que é profilaxia?

A profilaxia é uma limpeza dental profunda e completa realizada por dentistas nos consultórios. Ela se diferencia da limpeza diária por fazer uso de materiais e agentes exclusivos de consultórios odontológicos. Durante este procedimento, o dentista higieniza cada dente de forma individual e a gengiva, incluindo regiões internas e profundas. Por isso, a profilaxia propicia um sorriso mais saudável e limpo.

Quais os benefícios da limpeza periódica?

Além de conservar a saúde bucal, a limpeza periódica elimina manchas, remove o tártaro e a placa bacteriana. Ela também previne contra o mau hálito e permite a identificação de cáries, infiltrações, gengivites e periodontites, entre outras doenças. O paciente que realiza limpezas regularmente desenvolve menos problemas bucais, já que o procedimento remove o acúmulo de resíduos que permanecem mesmo com a escovação diária.

Com que frequência devo realizar a profilaxia?

De maneira geral, recomenda-se a realização da profilaxia de seis em seis meses, podendo a frequência variar de acordo com cada situação. Em alguns casos, o dentista pode recomendar o retorno em um ano ou propor intervalos de três meses.

Como a profilaxia é feita?

Inicialmente, o paciente passa por uma avaliação clínica. Em seguida, o dentista remove os tártaros em um processo chamado tartarectomia. Uma vez instalados nos dentes, o tártaro não é removido apenas com escovação ou fio dental. No consultório são utilizadas ferramentas voltadas para este fim, como aparelhos de ultrassom e curetas. O próximo passo é o jateamento, realizado com jato de água, ar e bicarbonato de sódio. Esse procedimento remove a placa bacteriana e confere polimento e proteção aos dentes. Por fim, o profissional realiza a aplicação de flúor em gel, que dá sensação de frescor na boca. O uso do flúor visa fortificar os dentes e repor alguns minerais.

Que cuidados devo ter após o procedimento?

Comumente os pacientes são orientados a aguardar de uma a duas horas para ingerir líquidos ou alimentos. Esse intervalo assegura a ação do flúor sobre os dentes, protegendo-os de forma mais eficaz. Terminado este período, deve-se continuar a limpeza diária com escova, pasta de dente e do fio dental após as refeições.

O acompanhamento profissional permite a descoberta de doenças em estágios iniciais, antes que estas acarretem perdas para a saúde bucal. Dessa forma, intervenções invasivas são evitadas. Visitar o dentista regularmente também permite o acompanhamento de restaurações ou próteses, possibilitando o tratamento adequado em caso de haver problemas.