O rosto é uma das primeiras coisas que observamos ao conversar com alguém. Isso inclui a boca, o sorriso, as expressões e funções musculares faciais. O alinhamento entre esses aspectos melhora o bem-estar, a autoestima e a autoconfiança do indivíduo. Por isso, um rosto definido, firme e harmônico é o desejo de muitos homens e mulheres atualmente.
A harmonização orofacial consiste nos diferentes métodos que permitem o equilíbrio estético entre o sorriso, a boca e o restante da face. Para alcançar esse objetivo, deve-se considerar a relação existente entre função e harmonia do sorriso e o rosto como um todo. Deste modo, é necessário respeitar as medidas faciais do paciente, de maneira que haja conformidade no resultado.
São indicados para a harmonização orofacial aplicação de toxina botulínica, clareamento dental, endodontia e implante dentário. Também são recomendadas ortodontia, periodontia e próteses dentárias.
A aplicação de toxina botulínica alivia rugas e marcas de expressão que surgem com o movimento dos músculos faciais. Quando aplicado, o produto preenche os espaços entre as células, devolvendo sustentação, elasticidade e volume à região. Além dos fins estéticos, essas toxinas auxiliam no combate ao bruxismo, dores de cabeça de origem odontológica e dores na articulação da mandíbula.
O clareamento dental altera a coloração dos dentes através de um gel clareador que atua no esmalte do dente e na dentina. Como nossos dentes podem se tornar amarelados ou manchados com o passar do tempo, o clareamento é uma alternativa para reverter esse quadro.
A endodontia trata a polpa dentária, o sistema de canais radiculares e os tecidos periapicais, além de possíveis doenças relacionadas. É indicada em casos de cárie, fraturas e traumas dentários e ortodônticos, buscando o tratamento e a recuperação do dente e da saúde bucal.
O implante dentário substitui a raiz do dente danificada ou perdida por um artefato feito de titânio. A implantação pode ser realizada na mandíbula ou na maxila, de implantes unitários, parciais, removíveis e totais.
A ortodontia se refere ao diagnóstico e ao tratamento de anomalias dentais e faciais, como o contato incorreto entre os dentes. Este campo da odontologia possibilita o equilíbrio entre dentes, lábios e ossos maxilares através de aparelhos corretivos fixos ou móveis.
A periodontia analisa e propõe tratamentos para doenças que atingem o sistema de implantação e suporte dos dentes. As doenças periodontais mais comuns são placa bacteriana, gengivite e periodontite, que afetam a nutrição e a sensibilidade dos dentes.
A prótese dentária substitui total ou parcialmente os dentes naturais. Ela pode ser feita em cerâmica pura, que proporciona um resultado mais agradável, ou metalocerâmica.
A harmonização orofacial é um conjunto de técnicas que possuem o mesmo objetivo. Elas são pouco invasivas e realizadas pelos próprios dentistas, em consultório odontológico. O cirurgião-dentista especializado deve analisar cada caso e discutir possíveis métodos com o paciente.
Algumas aplicações também são utilizadas em casos que não envolvem estética, como mastigação inadequada, apneia do sono, bruxismo, distonias e tratamento de alergias. Sendo assim, o tratamento odontológico pode aliar melhorias estéticas e aumento do bem-estar.
Saiba mais sobre este procedimento agendando uma avaliação!